sexta-feira, 8 de julho de 2011

Tem vaga de emprego ai?

Recentemente estou enfrentando problemas que antes achava apenas uma ilusão, algo que jamais aconteceria.
Como trabalho com consultoria, já tenho uma experiênciazinha (7 anos) de como lhe dar com empresas e como me comunicar com outras pessoas formalmente, dependendo da situação. Nisso meu mundo estava fechada aos "brocos" e sem noção.
Porém uma pequena mudança na rotina do escritório fizeram com que eu tomasse uma atitude drástica: "vou BLOGAR"! ;)


Abrimos vagas e como trabalhamos com T.I, nada mais comum que fazer essas captação via internet, por e-mail.
Ai me ligam indivíduos que estão desesperados no mercado de trabalho, mas que possuem pouca ou nenhuma noção perguntando coisas absurdas e sem o mínimo de postura. Alguns casos vou relatar a seguir.

1º Dia - Toca o telefone
(Eu) (empresa) Bom dia!
(o camadada) Olha, eu queria marcar.
(Eu, pensando) "pronto, virou consultório de dentinsta"
(Eu) Aqui é da (empresa), o contato é referente a que mesmo?
(o camarada) É que eu recebi um e-mail, acho que foi hoje ou foi ontem. Não sei, mas vocês dizendo que tem uma vaga. Sei lá, parece que para (nomedocargo), parece (vício de linguagem)
(Eu) Aqui é da (empresa, repeti só pra ver se o camarada se situava que não estava falando com a mãe dele), nós estamos com vagas abertas para (nomedocargo). O Sr. já enviou seu currículo? Deseja participar da seleção?
(o camarada) Olha, agora tem que ver. Porque eu só posso (dia tal), ai tem que ver se consegue encaixar.
(Eu, pensando) "Putz, cara sem noção, virou consultório mesmo! Sou eu quem estou oferecendo a vaga e ele é quem está se achando no direito de escolher o melhor dia... PARA ELE"
(Eu) Bom, aqui é da (empresa, novamente pra ele se situar) e estamos com seleção em aberto. Você pretende se CANDIDATAR para a SELEÇÃO ?(enfatizei para que ele percebesse que não é um cargo público e que ele ainda não é o diretor da empresa, rsrsrs).
(o camarada) É acho que sim.
(Eu, pensando) "P%$#@*& que P¨%$#$%$%RIU, ele ainda não se situou"
(Eu) Então envie seu currículo e aguarde nosso contato pois entraremos em contato com TODOS os INTERESSADOS e MARCAREMOS um melhor dia para NÓS fazermos o processo seletivo. Obrigado, tenha uma bom dia.

Tá achando pouco? Ta achando exagero? Então ai vai mais uma peripécia de quem está entrando no mercado agora:

2ª Dia - Fazendo ligações para os candidatos que enviaram o currículo
(Eu) Alô, bom dia. Aqui é da (empresa) e estamos entrando em contato para confirmar sua candidatura para o processo seletivo. O Sr. enviou cadastrou seu currículo pelo nosso website não é?
(o camarada) Héin? Como? De onde mesmo?
(Eu, pensando) "É surdo, lascou! como vou me comunicar pelo telefone em libras?rsrsrs"
(Eu) Aqui é da (empresa) o Sr. cadastrou seu currículo em nosso website?
(o camarada) Olha, eu não sei. De onde é mesmo?
(Eu) (NOMEDAEMPRESA), o Sr. não lembra de ter enviado seu currículo? Bom, temos um cadastro em seu nome, com esse telefone. Caso não tenha sido o Sr. pedimos desculpas.
(o camarada) Ah, é... da (empresa), agora lembrei. É que já enviei tanto currículo que nem lembro mais.
(Eu, pensando) "Esse tá desesperado e não sabe o que fazer, além disso ainda não está preparado para ser chamado e acaba de perder uma oportunidade".
(Eu) Bom, estamos com vagas em aberto e estou apenas confirmando com àqueles que enviaram o currículo pelo portal, caso queira participar, fique atento em sua caixa de mensagens. (será que ele entendeu que a caix de mensagens era o e-mail?). Tenha um bom dia.

Resumo da ópera, uma atitude sem noção pode vir de vários lugares. Esteja preparado para receber uma ligação ou outro tipo de contato caso você tenha se cadastrado em algum site.
Acho que algumas pessoas pensam que um site é um robô que não retorna ligações e que é só de brincadeira enviar uma mensagem pelo "Fale conosco".

Bom, caso você se encaixe em algumas das situações acima você ta ferrado(a)!!
Fico por aqui , dando uma de Max Gehringer: "Esteja preparado para o mercado, pois o mercado já está preparado contra você".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai essa coisa